Skip Ribbon Commands
Skip to main content
 
Tennant Worldwide

Please select your region and language to view product offerings:

Please make a selection.
Início»

Dicas Rápidas para Limpeza & Desinfecção de Pisos

Entre em Contato

Alterar o idioma

Combate ao Vírus que Causa a COVID-19

Download da página sobre as dicas

A Tennant Company dedica-se a fornecer informações e idéias para ajudar as instalações nas decisões sobre a limpeza e desinfecção de pisos. Embora os pisos sejam tradicionalmente considerados superfícies ambientais não críticas, a pandemia de COVID-19 está exigindo que todas as instalações devam tomar precauções extras contra o vírus que causa a doença. Um estudo do New England Journal of Medicine1 publicado em março de 2020 mostra que esse vírus pode viver até 72 horas em algumas superfícies não porosas. Para reduzir o potencial de transmissão do vírus, o Ministério da Saúde² recomenda que os pisos sejam limpos regularmente e depois desinfetados com produtos químicos registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária³ (ANVISA) e listados para uso de combate ao vírus

Limpeza e Desinfecção: Conheça a Diferença

A limpeza do piso é a remoção física de sujidades, detritos e substâncias orgânicas de uma superfície. A limpeza é um passo importante no processo de desinfecção. As lavadoras automáticas podem ser usadas para executar esta importante tarefa entre processos de desinfecção enquanto as pessoas estão presentes, uma vez que a solução de limpeza é aplicada no chão e rapidamente removida para evitar acidentes como escorregões e quedas.

A desinfecção de pisos é o uso de soluções químicas que eliminam patógenos e micro-organismos causadores de doenças. Esses produtos químicos requerem um tempo de 10 minutos de permanência (os tempos variam) para realizar seu trabalho. Esta tarefa é realizada após a limpeza e quando uma área pode ser interditada porque o piso permanece úmido pelo menos durante o tempo de permanência necessário.

Dicas para Desinfetar Pisos para proteção contra COVID-19

  • Antes de limpar o chão, remova sujidades soltas, detritos e outras substâncias.
  • Use uma lavadora automática Alfa Tennant para executar a limpeza completa do piso que remove sujidades difíceis e materiais orgânicos que podem ser hospitaleiros de micro-organismos. Deixe o chão secar completamente antes de continuar.
  • Selecione um desinfetante aprovado pela ANVISA³ e garanta que o produto químico escolhido esteja aprovado para uso em seu tipo de piso. A ANVISA mantém uma lista de desinfetantes registrados no link acima que atendem aos critérios e podem ser usados para controlar o vírus que causa a COVID-192.
  • Use sempre equipamento de proteção pessoal (EPI) adequado ao preparar e usar uma solução desinfetante.
  • Prepare a solução desinfetante de acordo com as instruções do rótulo. Siga cuidadosamente as instruções de uso, incluindo tempo de contato, para garantir sua eficácia.
  • Sempre restrinja o tráfego de pedestres ao tratar áreas e use protocolos de segurança adequados, como colocar barreiras e usar sinais de segurança proeminentes, para evitar acidentes de escorregões e quedas enquanto o piso permanecer molhado.
  • Aplique o desinfetante com aplicadores de spray, mops ou lavadoras automáticas Alfa Tennant operando em um modo que permita que a solução permaneça no piso pelo tempo necessário. Se estiver usando uma lavadora automática Alfa Tennant:
    • Ajuste a lavadora automática para lavagem dupla, levantando ou removendo o rodo.
    • Ajuste o fluxo de solução para a menor vazão possível.
    • Lave em uma velocidade para espalhar o desinfetante pelo trecho a ser lavado.
  • Certifique-se de que o desinfetante permaneça em contato com a superfície do piso pelo tempo necessário, permitindo que as superfícies sequem naturalmente ao ar.
  • Drene os tanques da solução desinfetante restante imediatamente após o uso. Enxague sua máquina com água usando a lavagem convencional para remover qualquer resíduo do produto para reduzir o potencial de problemas de interação química.
  • Processos de limpeza adicionais podem ser usados entre os ciclos de desinfecção para criar um ambiente limpo e seguro para clientes, convidados e funcionários.
  • Mesmo quando usado conforme as instruções, o uso de desinfetante em uma lavadora automática pode causar desgaste prematuro e chamadas de serviço técnico uma vez que desinfetantes podem ser mais prejudiciais do que detergentes.
  • O uso de um desinfetante sem o tempo de contato adequado na superfície cria uma falsa sensação de segurança e desperdiça recursos. O uso tradicional de lavadoras automáticas aplica a solução e a recupera em 2-3 segundos. Isso não é tempo suficiente para alcançar a eficácia.

Dicas para Limpeza e Desinfecção das Lavadoras Automáticas Alfa Tennant

  • A limpeza de pisos pode resultar em contaminação das lavadoras automáticas Alfa Tennant com o vírus que causa a COVID-19. A Tennant recomenda a limpeza e desinfecção rotineira das superfícies e componentes do equipamento.
  • Antes de selecionar um limpador ou desinfetante, revise as etiquetas para determinar se a sua química é compatível com as superfícies e componentes da lavadora automática. Alguns desinfetantes, assim como alguns produtos de limpeza, podem corroer metais, plásticos e alguns tipos de borracha.
  • Limpe completamente todas as superfícies duras e não porosas da máquina. Após a limpeza, deixe um tempo para as superfícies secarem completamente ao ar antes da desinfecção.
  • Aplique completamente o desinfetante esparramando ou pulverizando e siga cuidadosamente o tempo de contato e as instruções na Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ).
  • Se algumas superfícies não puderem ser alcançadas esparramando ou pulverizando, pode ser necessário desmontar e mergulhar as peças em desinfetante.
  • Limpe e enxague o equipamento com água para remover resíduos desinfetantes da máquina, atentando-se especificamente ao cabeçote de lavagem, rodos e outras áreas propensas à corrosão química, a fim de reduzir o potencial de danos do seu equipamento. Tome cuidado para não pulverizar os componentes elétricos da máquina.

Fonte

  1. The New England Journal of Medicine: https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMc2004973
  2. Ministério da Saúde: https://saude.gov.br
  3. Lista de desinfetantes registrados pela ANVISA: https://consultas.anvisa.gov.br/#/saneantes/produtos

A Tennant Company é comprometida a trabalhar com indústrias parceiras para manter nossa comunidade limpa, segura e saudável. Nós o saudamos pelo trabalho essencial que tem feito para manter as suas instalações para controlar a pandemia de COVID-19.

Por favor, entre em contato conosco em caso de qualquer dúvida.

Mais informações