Skip Ribbon Commands
Skip to main content
 
Tennant Worldwide

Please select your region and language to view product offerings:

Please make a selection.
Início»Quem Somos»Novidades»

NewsArticle

Entre em Contato

Alterar o idioma

Cuidados necessários para a vida útil das baterias

Você sabe como anda a bateria dos seus equipamentos? Apresentamos abaixo considerações sobre os cuidados necessários com os bornes e cabos.

Da lista dos 10 mandamentos para aumentar a vida útil das baterias, destacamos abaixo os itens 3, 4 e 5:

  1. Mantenha as baterias limpas e secas.
  2. Verifique sempre o nível do eletrólito. Complete com água destilada se necessário depois de carregada.
  3. Mensalmente verifique o aperto dos terminais dos cabos. Aperte se necessário sem exagero.
  4. Verifique as condições dos cabos e terminais. Troque se necessário.
  5. Mantenha os bornes e terminais com vaselina sólida ou graxa.
  6. Não deixe as baterias paradas e descarregadas. Guarde a máquina sempre com as baterias carregadas.
  7. A cada 15 dias, repita a carga aplicada nas baterias, antes de usá-las.
  8. Mantenha as tampas das baterias no local durante a carga.
  9. Não use outro carregador que não seja o original da máquina.
  10. Não interrompa a carga antes de esta estar completa.

Reaperto dos terminais: Veja que o reaperto mensal é necessário, já que as variações de temperatura e os constantes manuseios no local onde há contato frequente com os cabos fazem com que, lentamente, possa ocorrer um afrouxamento dos cabos. Então, simplesmente o fato de ignorar este ponto pode ser uma possível causa de afrouxamento e posterior dano nos bornes; ocorrência não coberta pela garantia de nenhum fabricante.

Verificar condições dos terminais e cabos: Cabo corroído, danificado ou com problemas na prensagem do terminal, infelizmente é encontrado em campo com frequência, e é uma grande causa de problemas. Um grande erro que também se observa em campo, é a colocação de arruela de aço abaixo do terminal do cabo. Essa arruela, quando existir, deve obrigatoriamente estar ACIMA do terminal. Na posição da foto, a corrente elétrica passa pela arruela e, sendo o aço um mau condutor de eletricidade, vai gerar muito calor, podendo até mesmo derreter o chumbo do borne, como no caso da foto, e certamente diminuir a autonomia da máquina.

Proteção dos bornes: É natural, com o passar do tempo, que os vapores do ácido em contato com o borne e cobre dos cabos e terminais, juntamente com oxigênio, crie o chamado ZINABRE. Depois de formada, essa crosta pode progredir, indo da baixa da autonomia da máquina até chegar a isolar os bornes dos conectores, interrompendo a passagem da energia. O zinabre ainda pode se espalhar por outros componentes da máquina e até corroer a tinta e componentes metálicos do chassi. Por isso, o ideal é que a oxidação seja limpa assim que surgir. Para eliminar a sujeira, é necessário desconectar os cabos da bateria, raspar a crosta e dar um banho nas partes metálicas com uma solução de bicarbonato de sódio diluído em água. O bicarbonato vai neutralizar o ácido e descontaminar o terminal. Depois da limpeza, os cabos devem ser reconectados e, para evitar a formação de novas crostas, pode-se proteger os bornes e terminais com vaselina, graxa ou um produto específico para esse fim, como o mostrado abaixo. Esses produtos devem secar e impedir que o oxigênio do ar entre em contato com o metal dos bornes e dos conectores. Caso a corrosão seja profunda, recomendamos a troca completa do(s) cabo(s) e terminais. Nossa assistência técnica tem usado o protetor em spray por ter maior durabilidade na proteção e um melhor aspecto. O uso da vaselina também é correto, com o inconveniente de esparramar e criar uma área de mau aspecto, “sujando” qualquer coisa que entre em contato com ela.

​​

Entre em contato conosco

​​​​​​​​​​​

Mais informações

Artigos mais recentes

Pontos a considerar ao comprar um Aspirador

Existem vários tipos no mercado: aspiradores de pó, aspiradores de pó e água, extratoras de carpetes, aspiradores para aplicações especiais e industriais. Para fazer a compra certa, é importante saber quais elementos considerar.

Lavadora de Pisos Autônoma T16AMR


Conheça um pouco da Lavadora de Pisos Robótica destinada a limpeza industrial T16AMR da Alfa Tennant.

Razões para considerar maquinas usadas RECONdicionadas


A aquisição de máquinas RECONdicionadas garante um excelente desempenho a um preço que se adapta às suas necessidades. As máquinas passam por uma reconstrução rigorosa e completa, com materiais e peças originais e são vendidas com garantia de fábrica da Alfa Tennant.​​​​​​

3 Dicas de Limpeza para Piso Laminado


Existem muitas regras a seguir na hora de limpar corretamente um piso laminado - para ajudar a lembrá-las, basta pensar que limpar um piso laminado é como lavar roupa. Confira essas dicas de limpeza!

Dicas Rápidas: Como armazenar seu equipamento a longo prazo


A Tennant Company se dedica a fornecer informações e insights para ajudar os clientes a armazenar equipamentos não utilizados com segurança durante a pandemia do COVID-19.

Desafios de Limpeza: Hotéis, Bares e Restaurantes


Existe uma ligação entre o ambiente em que vivemos e a nossa qualidade de vida, por isso os métodos de limpeza e as ferramentas utilizadas para obter resultados eficientes são absolutamente fundamentais em todos os ambientes.

5 maneiras que um aspirador de pó e líquidos vai te auxiliar


É fácil entender por que muitas pessoas contam com aspiradores de pó para limpar bagunças em suas casas - veja como eles podem ajudar em ambientes comerciais.

Como a limpeza mudou em relação ao COVID-19


A Covid-19 trouxe uma maior conscientização e atenção aos protocolos de limpeza, seja lavando as mãos por mais tempo e com mais frequência, ou limpando e desinfetando superfícies para garantir que os germes não se espalhem. Confira 3 tendências que observamos no setor de limpeza após a Covid-19.

Mais artigos